RELEMBRE: “Do ritmo ao algoritmo”: Ópera de Arame recebe exposição que reconta a história da música

Exposição do Ritmo ao Algoritmo

Compartilhe

Cores, linhas e formas em tecidos gigantes recontaram a trajetória musical no mundo sob o olhar de três artistas

No dia 05 de março de 2022, a Ópera de Arame, um dos mais icônicos teatros do Brasil, recebeu a exposição “Do Ritmo ao Algoritmo”, que contou a história da música sob o ponto de vista de três grandes artistas e ilustradores curitibanos Clayton Jr., Caio Zero e Fernanda Bornacin, que exploram desde a primeira flauta de marfim aos bits que hoje estão na nuvem. Promovido pela Lei de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ebanx e Empalux, e realizado pela Futura Fonte em parceria com a DC Set, a mostra teve 15 telas produzidas em tecidos com mais de 10 metros de altura, içados no alto do teatro.

Essa foi mais uma experiência cultural oferecida dentro de um dos teatros mais importantes e que já recebeu grandes artistas da música. 

Sob a curadoria de Milena Costa e pesquisa do jornalista Alessandro Andreola, cada um dos artistas participantes foi responsável por cinco telas, que representaram, cada uma, momentos centrais da história da música. “A história da música de certa forma é também a história do mundo. Ela é uma manifestação cuja importância reside não apenas na cultura, mas também na linguagem e no desenvolvimento da humanidade”, diz a curadora Milena Costa. A exposição ofereceu ainda uma programação pedagógica com oficinas sobre música para estudantes de escolas públicas. 

O projeto é mais uma das atrações que fizeram parte do projeto de revitalização cultural pela qual a Ópera de Arame vem passando. A primeira delas foi o Vale da Música, que oferece mais de 1 mil apresentações musicais por ano em um Palco Flutuante em meio ao lago da Ópera. Com isso, o público que visita o local conta com uma grande diversidade de atrativos culturais, tendo a possibilidade de curtir a programação durante o dia inteiro. É possível também realizar uma visitação 360° em todo o espaço, que fica aberto de terça a domingo.

Do Ritmo ao Algoritmo foi uma viagem musical para aqueles que visitaram esse icônico espaço da música em Curitiba: o palco da Ópera de Arame. 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas